quarta-feira, 6 de maio de 2015

Matemática no Jardim dos Sentimentos


A aula tem início na entrada principal dos Jardins do Palácio de Cristal, onde os alunos são aguardados por uma técnica do Departamento de Educação da CMP que os guia ao longo dos jardins, contando as histórias, que remontam à 2ª metade do séc. XIX, deste que foi recentemente considerado um dos melhores parques urbanos da Europa.
Chegados ao Jardim dos Sentimentos, inaugurado em 2007, os alunos são acolhidos pela equipa de docentes do Departamento de Matemática do Instituto Superior de Engenharia do Porto, responsável pela dinamização da matemática fora de portas.
A aula versa a ‘modelação com grafos’ - aplicação da modelação como ferramenta de apoio à decisão na resolução de problemas – mas os seus objetivos vão para lá deste tema: demonstrar aos alunos que fora da escola também se aprendem os conteúdos escolares e que é possível aprender pelo prazer de aprender.
A ideia é promover a aproximação entre a matemática ensinada numa sala de aula e a matemática aplicada à vida real, procurando motivar os alunos a prosseguirem os estudos em áreas científicas e tecnológicas. A Autarquia e o ISEP, promotores deste projeto, esperam ainda assegurar a consolidação de conceitos matemáticos usando como suporte recursos e materiais do dia-a-dia desenvolvendo, deste modo, a capacidade de raciocínio e de resolução de problemas.
A matemática fora de portas tem também aulas na Avenida dos Aliados, sobre ‘organização e tratamento de dados’ e na Rotunda da Boavista, sobre ‘geometria no meio envolvente’.

A matemática fora de portas decorre nos meses de abril e maio e nesta 3ª edição participam cerca de 700 alunos. Os das fotos estudam na escola Gomes Teixeira.


Sem comentários: