quarta-feira, 22 de abril de 2015

Atribuição de prémios aos vencedores do projeto “A Empresa – Porto de Futuro”




Cinco alunos da escola Clara de Resende, Ana Isabel silva, Francisco Lucas, Henrique Lourenço, Lina Balsemão e Sofia Serzedelo, foram os grandes vencedores com uma miniempresa que demonstrou maior solidez e apresentou o produto mais inovador na Feira Porto de Futuro que esteve patente na Qualifica 2015. A cada um dos alunos da equipa vencedora foi oferecido um tablet, em cerimónia que contou, entre outros, com a presença dos familiares dos alunos e de representantes da escola Clara de Resende.

Blind Guider, assim se chama a miniempresa, idealizou uma bengala para invisuais com sensores ultrassons que detetam desníveis e obstáculos, uma câmara 180º/360º e software que interpreta os obstáculos, bem como um GPS.

O stand da Autarquia na Qualifica 2015 - Feira de Educação, Formação, Juventude e Emprego, foi o palco para a apresentação pública do trabalho desenvolvido por algumas das miniempresas criadas no âmbito do projeto “A Empresa”. A todos os alunos presentes nesta Feira, a CMP patrocinou a candidatura ao Entrepreneurial Skills Pass (certificação de competências empreendedoras).

“A Empresa” decorre durante um ano letivo e desafia alunos do ensino secundário a criar e a gerir uma miniempresa, em contexto sala de aula, com a ajuda de um professor e de um voluntário. É um programa de referência da Junior Achievement Portugal, parceira da CMP no programa educativo municipal Porto de Futuro, que incorporou este projeto no seu portfólio.
Ao longo do processo os alunos contaram com a assessoria e acompanhamento de Voluntários da Cerealis, empresa parceira daquela escola no Porto de Futuro.

Sem comentários: