sexta-feira, 9 de maio de 2014

Estreia da 2ª edição das aulas de matemática fora de portas


Inserido no programa educativo municipal PORTO DE FUTURO, o projeto matemática fora de portas, dinamizado por docentes do Departamento de Matemática do ISEP, parceiro do município neste projeto, propõe-se incentivar o sucesso escolar desmistificando a matemática.
A ideia é promover a aproximação entre a matemática ensinada numa sala de aula e a matemática aplicada à vida real, procurando motivar os alunos a prosseguirem os estudos em áreas científicas e tecnológicas. Os promotores esperam ainda assegurar a consolidação de conceitos matemáticos usando como suporte recursos e materiais do dia-a-dia desenvolvendo, deste modo, a capacidade de raciocínio e de resolução de problemas.
O projeto estreou o ano passado com a realização de 31 aulas nas quais participaram 724 alunos do 4º ao 12º ano de escolaridade. Os dinamizadores do projeto foram agraciados o ano passado com o prémio de reconhecimento à educação Ensino de Futuro, na categoria de Inovação Pedagógica.
Durante os meses de abril e maio a cidade do Porto é palco de aulas de matemática, pouco convencionais. Nas tardes das terças-feiras na Avenida dos Aliados e das quintas-feiras na Rotunda da Boavista, centenas de alunos irão participar nestas aulas de matemática.
As aulas que se realizam na Avenida dos Aliados versam a ‘organização e tratamento de dados’, (utilização do tráfego automóvel para estudo da estatística) e incluem a visita ao centro de controlo de tráfego da CMP. As que decorrem na Rotunda da Boavista são sobre a ‘geometria no meio envolvente’ (aplicação de estratégias matemáticas por recurso ao edifício da Casa da Música e sua envolvente) e incluem uma visita à Casa da Música. Pretende-se com o projeto demonstrar que fora da escola também se aprendem os conteúdos escolares e que é possível aprender pelo prazer de aprender.

Nas aulas realizadas no passado dia 29 de abril participaram alunos das escolas Pêro Vaz de Caminha, Augusto Gil e Alexandre Herculano, tendo marcado presença a Senhora Vice-presidente da CMP, Guilhermina Rego e o Presidente do ISEP, João Rocha.

Sem comentários: