Inserido no programa educativo municipal PORTO DE FUTURO, o projeto
matemática fora de portas, dinamizado por docentes do Departamento de Matemática
do ISEP, parceiro do município neste projeto, propõe-se incentivar o sucesso
escolar desmistificando a matemática.
A ideia é promover a aproximação entre a matemática ensinada
numa sala de aula e a matemática aplicada à vida real, procurando motivar os
alunos a prosseguirem os estudos em áreas científicas e tecnológicas. Os
promotores esperam ainda assegurar a consolidação de conceitos matemáticos
usando como suporte recursos e materiais do dia-a-dia desenvolvendo, deste
modo, a capacidade de raciocínio e de resolução de problemas.
O projeto estreou o
ano passado com a realização de 31 aulas nas quais participaram 724 alunos do
4º ao 12º ano de escolaridade. Os dinamizadores do projeto foram agraciados o
ano passado com o prémio de reconhecimento à educação Ensino de Futuro, na
categoria de Inovação Pedagógica.
Durante os meses de abril e maio a cidade do Porto é palco de aulas de
matemática, pouco convencionais. Nas tardes das terças-feiras na Avenida dos
Aliados e das quintas-feiras na Rotunda da Boavista, centenas de alunos irão
participar nestas aulas de matemática.
As aulas que se realizam na Avenida dos Aliados versam a ‘organização
e tratamento de dados’, (utilização do tráfego automóvel para estudo da
estatística) e incluem a visita ao centro de controlo de tráfego da CMP. As que
decorrem na Rotunda da Boavista são sobre a ‘geometria no
meio envolvente’ (aplicação de estratégias matemáticas por recurso ao edifício
da Casa da Música e sua envolvente) e incluem uma visita à Casa da Música.
Pretende-se com o projeto demonstrar que fora da escola também se aprendem os
conteúdos escolares e que é possível aprender pelo prazer de aprender.
Nas aulas
realizadas no passado dia 29 de abril participaram alunos das escolas Pêro Vaz
de Caminha, Augusto Gil e Alexandre Herculano, tendo marcado presença a Senhora
Vice-presidente da CMP, Guilhermina Rego e o Presidente do ISEP, João Rocha.
Sem comentários:
Enviar um comentário