sexta-feira, 9 de maio de 2014

Conheça as mini-empresas do Norte apuradas para a competição nacional do projeto A Empresa


O Júri constituído por Guilhermina Rego, Vice-presidente da Câmara Municipal do Porto, Pedro Soveral Rodrigues, Diretor de Recursos Humanos da Sonae Sierra, Ricardo Carvalho, Presidente Executivo da Fundação da Juventude, Diana Nicolau, responsável pelo Departamento de Educação, Comunicação e Relações Institucionais da LIPOR e Miguel Castro, Diretor-Adjunto do NorteShopping, avaliou as mini-empresas presentes na Feira (I)limitada que esteve patente ao público no NorteShopping no passado dia 7 de maio e selecionou as 5 que irão representar a região norte na competição nacional que vai decorrer em Lisboa no próximo dia 26.
Trata-se do culminar do projeto A Empresa, promovido pela Junior Achievement Portugal, no âmbito do qual equipas de alunos, com o apoio de voluntários e dos professores, criam e gerem uma mini-empresa ao longo do ano letivo, concebem um produto ou um serviço, colocam-no no mercado, reúnem capital através da venda de títulos de participação e, por último, liquidam a operação e pagam os dividendos aos titulares.
Estiveram presentes nesta Feira (I)limitada 24 mini-empresas e cerca de 120 alunos com idades compreendidas entre os 15 e os 21 anos, provenientes de 8 concelhos da AMP (Espinho, Porto, Gondomar, Maia, Marco de Canaveses, Santo Tirso, Matosinhos, Vila Nova de Famalicão).
Destacamos a presença das 4 equipas de alunos de escolas parceiras do Porto de Futuro, programa educativo promovido pelo município: a Shoppers e a Vortex, constituídas por alunos da escola secundária Clara de Resende, a Greenovation, por alunas da escola secundária Garcia de Orta e a Quickhelp, de alunos da escola secundária Rodrigues de Freitas. Felicitamos os alunos pelo excelente trabalho desenvolvido e ainda os seus professores e os voluntários que os apoiaram, da Cerealis, da CIN e da Unicer. Mas felicitamos também os mais de 200 alunos da cidade, que apesar da sua dedicação e criatividade, não tiveram lugar nesta Feira devido à renhida competição.
No final do dia foram anunciadas as 5 mini-empresas que irão estar presentes na competição nacional: a Shoppers, da escola secundária Clara de Resende / Porto, que criou uma aplicação que gere e atualiza listas de compras digitais, a Wik, do Colégio Luso Francês / Porto, que desenvolveu uma pulseira que substitui os tradicionais cartões de identificação, a Rent a Friend, também do Colégio Luso Francês / Porto, que criou um serviço de turismo inovador, a Safeguide, da ATEC / Matosinhos, que criou um sistema que elimina os riscos associados ao ângulo morto nos camiões e a Flores.come, da escola profissional agrícola Conde S. Bento / Santo Tirso, que desenvolveu a produção e comercialização de flores comestíveis.

Desejamos a todas as empresas o maior sucesso. 

Sem comentários: