terça-feira, 22 de abril de 2014

GO ON! – Dá Forma às Tuas Ideias



A palavra Empreendedorismo de uma forma geral é associada à capacidade de criar empresas ou novos produtos, identificar oportunidades e transformá-las num negócio sustentável. Mas Empreendedorismo vai muito mais além, pressupõe também um conjunto de competências favoráveis ao crescimento individual ou coletivo, através do desenvolvimento da capacidade intelectual para investigar e solucionar problemas, tomar decisões, ter iniciativa e orientação inovadora, competências essas cada vez mais exigentes no percurso escolar e profissional.

Neste contexto, e no seguimento dos protocolos existentes entre a Unicer e o Agrupamento de Rodrigues de Freitas, através do programa Porto de Futuro, foi desenvolvido em parceria com o IAPMEI e a Smart Value Consulting, um projeto inovador que visa a promoção da educação para o empreendedorismo, o GO ON! – Dá forma às tuas ideias.

Este projecto teve como objectivo primordial contribuir para a formação dos jovens através de:
  • estímulo à criatividade e à inovação, individual e em grupo;
  • promoção de uma cultura empreendedora, capaz de transformar competências básicas em  competências empreendedoras, através de “aprender fazendo”;
  • desenvolvimento de competências transversais (trabalho em equipa, comunicação, liderança, autoconfiança, gestão de tempo, entre outras);
  • proporcionar uma maior proximidade e conhecimento do mundo profissional (cultura/estrutura  empresarial, organização, projetos inovadores …);
  • proporcionar o conhecimento das necessidades e exigências do mercado de trabalho;
  • dotar os alunos com ferramentas importantes para a estruturação e concretização de projectos futuros.
Durante uma semana, a Unicer recebeu vinte alunos do ensino secundário da Escola Rodrigues de Freitas. Os alunos foram divididos em 4 grupos e cada um teve um desafio ao qual tinha que dar resposta, designadamente:
  • 1. “Como podemos armazenar e transportar bebidas, para os nossos clientes, de maneira mais eficaz e organizada?”; 
  • 2. “Consegues criar uma nova forma de servir e consumir bebidas que seja criativa e inovadora!”; 
  • 3. “Como podemos interagir com os nossos clientes, através dos “new media”, de forma original e cativante?”; 
  • 4. “Queremos um novo produto. Que produto queres criar?”. Para resolver os desafios os alunos contaram com o apoio de colaboradores da Unicer que, em regime voluntário, ajudaram no desenvolvimento dos projectos.
A solução encontrada pelo grupo What-A-Proof para o desafio “Como podemos armazenar ou transportar bebidas de forma mais eficaz e organizada?”, foi o “Cometa”. O “Cometa” é um cooler que permite, de forma ecológica, armazenar e refrescar as bebidas diretamente no local do consumo, fomentando a socialização.

O grupo Thirsty Killers abraçou o desafio “Consegues criar uma nova forma de consumir e servir bebidas, que seja criativa e inovadora?” e criou o Puzzle Can. O Puzzle Can é uma lata, feita de alumínio resistente e que tem a particularidade de propor um sistema de abertura inovador em que a habitual anilha é substituída por uma rosca que permite uma utilização mais cómoda das bebidas em lata. Além disso esta lata tem uma natureza colecionável propondo uma série de motivos que poderão ser complementados em função do consumo.

O grupo Fri-Tech desenvolveu a aplicação Friapp em resposta ao desafio “Criar uma nova forma de interagir com os consumidores através dos New Media”. Trata-se de uma aplicação para smartphones, centrada para os consumidores de Frisumo, que apela ao consumo e ao relacionamento dos jovens através de jogos e prémios. Esta aplicação tem ainda a possibilidade de ser partilhada nas redes sociais promovendo a interação entre o jogador e os seus amigos.

Para dar resposta ao desafio “Consegues criar um novo produto?”, o grupo Uniceres decidiu criar o “Frui”, um pack composto por uma base e seis concentrados de fruta diferentes. O objetivo é dar a possibilidade ao consumidor de criar vários mixes e combinações de diferentes sabores que apelem à sua criatividade e que satisfaça os gostos distintos que cada pessoa e família tem.
Os grupos trabalharam arduamente ao longo da semana inteira e no final apresentaram os trabalhos a um painel de jurados de reconhecida idoneidade, nomeadamente:
  • Unicer – Presidente da Comissão Executiva – Dr. João Abecasis;
  • IAPMEI – Administrador – Eng. Miguel Sá Pinto;
  • Câmara Municipal do Porto – Vice-Presidente Professora Doutora Guilhermina Rego;
  • ANJE – Presidente da Comissão Executiva - Dr. Manuel Teixeira;
  • Centro de Investigação de Médica - Faculdade de Medicina da Universidade do Porto – Dra. Conceição Calhau.
O grupo vencedor foi o grupo Uniceres com o seu novo produto “Frui”, premiados com uma viagem de 3 dias a uma FabLab em Espanha. Os restantes participantes ganharam bilhetes para o festival Marés Vivas e alguns alunos foram ainda distinguidos com vales FNAC.


Sem comentários: