segunda-feira, 17 de março de 2014

A 2ª edição do Innovation Challenge Porto de Futuro reuniu mais de uma centena de jovens à procura de soluções para um desafio de negócio

Decorreu no passado dia 21 de fevereiro a 2ª edição do Innovation Challenge Porto de Futuro na qual participaram 115 alunos do ensino secundário das escolas Alexandre Herculano, António Nobre, Aurélia de Sousa, Carolina Michaelis, Clara de Resende, Filipa de Vilhena, Fontes Pereira de Melo, Garcia de Orta, Infante D. Henrique, Rodrigues de Freitas e Soares dos Reis.
O Innovation Challenge é um projeto concebido pela Junior Achievement Portugal (JAP), parceira da Autarquia no Programa Porto de Futuro, que se propõe ajudar os jovens a compreender o funcionamento de uma empresa e um negócio e a descobrir as capacidades e aptidões necessárias no mundo profissional, possibilitando-lhes a experiência de criar e desenvolver uma ideia empresarial.
O Innovation Challenge desenrola-se num único dia, durante o qual, equipas de alunos que concorrem entre si, tentam resolver um desafio através de processos inovadores e criativos. Ao longo do dia as equipas contaram com a visita de colaboradores de empresas parceiras do Porto de Futuro, especialistas em diferentes áreas de negócio, que prestaram consultoria aos alunos. No final, as equipas fizeram a apresentação do seu trabalho perante um Júri que definiu a equipa vencedora.
O Júri desta edição do Innovation Challenge, que decorreu no Instituto Superior de Engenharia do Porto, foi constituído por Inês Ferreira, em representação do Pelouro da Educação, Organização e Planeamento da CMP, Vítor Martins, Diretor Municipal dos Sistemas de Informação, Ana Maria Magalhães, Diretora do Departamento Municipal de Educação, João Pedro Tavares, Presidente da JAP, José Carlos Oliveira, Vice-presidente do ISEP, Catarina Oliveira Fernandes, Diretora de Comunicação da Marca e Responsabilidade Corporativa da SONAE, Ana Cristina Mesquita, Diretora de Gestão e Estratégia de RH e de Comunicação e Sustentabilidade da EFACEC e Alexandra Mariz, Gestora da área de Responsabilidade Corporativa e Comunicação Externa da Unicer.
O desafio lançado aos alunos foi o de apresentarem soluções práticas e criativas para melhoria de um produto ou serviço existente na cidade do Porto há mais de 10 anos.
A equipa vencedora, constituída por Beatriz Fernandes, (da escola Garcia de Orta), Gerson Lopes (da escola Fontes Pereira de Melo), Hugo Guedes (da escola Filipa de Vilhena), Inês Silva (da escola Aurélia de Sousa), Pedro Ribeiro (da escola António Nobre) e Sara Jesus (da escola Soares dos Reis), que adotou o nome “Ideia” e defendeu a inovação dos serviços de guia turístico, tornando-os mais personalizados: pequenos grupos teriam a “companhia” de um profundo conhecedor da cidade, que pudesse dar a conhecer os segredos que não constam das brochuras e que só um portuense conhece. Este “padrinho” acolheria o turista numa relação mais próxima e facilitaria a sua integração no espírito da cidade.
A título de prémio, os alunos da equipa classificada em 1º lugar receberam máquinas fotográficas digitais (patrocínio da Sonae), os da equipa classificada em 2º lugar, bilhetes para o festival Marés Vivas (patrocínio da Unicer), em 3º lugar, cheques FNAC (patrocínio da Efacec) e em 4º lugar, Cartões MO (patrocínio da Sonae).

No final, os alunos e os professores que os acompanharam foram unânimes em afirmar que projetos como o Innovation Challenge permitem aos alunos ganhar ferramentas que complementam a sua formação base e são diferenciadoras no mercado de trabalho.

Sem comentários: