sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Programa "Porto de Futuro" divulgou plano de acção para 2009/2010




O plano de acção para 2009/2010 do Programa "Porto de Futuro" foi esta terça-feira apresentado aos parceiros, numa sessão que decorreu na Casa do Infante e que contou com a presença de Tomaz Morais, Seleccionador Nacional de Rugby, como convidado especial.


O auditório da Casa do Infante foi pequeno para as dezenas de parceiros que compareceram para conhecer os novos desafios apresentados para este ano lectivo, que agora começou.

Tomaz Morais, seleccionador Nacional de Rugby que comanda os "Lobos", veio apresentar as linhas gerais de um projecto dirigido aos 18 Agrupamentos de Escolas do Porto, com o patrocínio da Unicer, empresa parceira do "Porto de Futuro" e a colaboração da Federação Portuguesa de Rugby e da Associação de Rugby do Norte.

O que se pretende é não só organizar um campeonato inter escolas como também transmitir determinados valores que estão associados ao desporto em equipa e ao rugby em particular, utilizando os "Lobos" como "role models" de perseverança e persistência.

Foi também o momento de apresentação aos parceiros - agrupamentos de escolas e seus parceiros empresariais e académicos - do resultado da avaliação do Programa "Porto de Futuro", levado a cabo por uma equipa da Universidade Católica Portuguesa, liderada pelo Professor Joaquim Azevedo, cujo relatório final está a ser ultimado.

Artur Santos Silva, um dos mentores do Programa e membro do seu Conselho Consultivo, reconheceu as dificuldades de implementação e operacionalização de um programa educativo desta natureza e reforçou, tal como já o havia feito na reunião de balanço do ano lectivo 2008/2009 realizada em Julho passado, a necessidade de envolver os pais no processo educativo dos alunos e na vida das escolas.

António Leite, Director Regional Adjunto da Direcção Regional de Educação do Norte, valorizou a importância que o projecto "Porto de Futuro com o Rugby" poderá aportar para a formação dos alunos, não só enquanto oportunidade de prática desportiva e hábitos de vida saudáveis, mas também para a componente cívica, ao transmitir valores como a disciplina, o respeito pelo outro e pelas figuras de autoridade e o trabalho em equipa. Pelo facto de ter acompanhado de forma próxima o desenvolvimento do "Porto de Futuro", aquele responsável não se mostrou surpreendido pelos resultados da avaliação apresentados, tendo reforçado a necessidade de estabilizar o crescimento dos projectos que nasceram no âmbito das parcerias, bem como aprofundar, de forma sustentada, os grandes vectores de actuação, partilhando as boas práticas evidenciadas no estudo realizado pela Universidade Católica Portuguesa.

A reunião foi encerrada por Vladimiro Feliz, Vereador do Pelouro da Educação, Juventude e Inovação, que ao portfólio de projectos do "Porto de Futuro", acrescentou mais dois orientados para o incremento da área do empreendedorismo e cidadania, uma das mais bem conseguidas do Programa.

Vladimiro Feliz aproveitou a ocasião para anunciar que se encontra em planeamento a realização de um evento internacional, a ser promovido por alguns sectores da sociedade civil que se debruçam sobre a situação da educação e do ensino em Portugal, aos quais o Programa despertou entusiasmo, pelo seu carácter inédito e progressão de resultados em dois anos de existência, facto que considera ter ficado a dever-se ao empenho, participação e dedicação dos parceiros envolvidos.

Sem comentários: