sexta-feira, 2 de outubro de 2009

CMP distinguiu os melhores alunos das escolas públicas do Porto


A Câmara Municipal do Porto distinguiu, em cerimónia presidida por Rui Rio, os melhores alunos dos 2º e 3º ciclos do ensino básico e secundário das escolas públicas do Porto Tratou-se da segunda edição do Prémio de Mérito Escolar - Rumo à Excelência, instituído pelo município no âmbito do Projecto "Porto de Futuro".


Inês Guerra, que concluiu o 2º ciclo do ensino básico na EB2/3 Augusto Gil, Júlia Martinho que concluiu o 3º ciclo na Escola Secundária/3 Aurélia de Sousa e António Luís Lamas que concluiu o ensino secundário na Escola Secundária/3 Carolina Michaelis foram os alunos premiados e que mais se distinguiram no ano lectivo 2008/2009.

Cada um deles recebeu um computador pessoal, conteúdos didácticos e publicações técnicas oferecidas pelos patrocinadores - Hewlett Packard e Porto Editora.

O "Rumo à Excelência", inserido no Programa "Porto de Futuro", visa a promoção do mérito escolar na população estudantil da cidade do Porto. Através deste projecto, a Câmara Municipal do Porto reconhece e valoriza os melhores alunos dos 2º e 3º ciclos do ensino básico e secundário das escolas da rede pública do concelho, que se distinguiram pela excelência do seu trabalho, através da atribuição de um prémio de mérito.

Aos Agrupamentos de Escolas e Escolas Secundárias do Porto, que responderam ao desafio lançado pelo Município, coube a tarefa de seriar e propor os seus melhores alunos, de acordo com os critérios estabelecidos no regulamento que disciplina a atribuição do Prémio.

A Comissão de Avaliação, presidida pelo Vereador do Pelouro da Educação, Juventude e Inovação, Vladimiro Feliz, e constituída por um representante da Direcção Regional de Educação do Norte, da Federação Concelhia das Associações de Pais do Porto, do Departamento Municipal de Educação e Juventude da CMP e do Projecto "Porto de Futuro" apreciou e graduou, por ciclos de ensino, os alunos candidatos.

Rui Rio alertou para os perigos da "competição louca com os outros"

Depois da apresentação do Prémio de Mérito Escolar a cargo do Vereador Vladimiro Feliz e das palavras de incentivo aos alunos por parte de António Leite, Director-Geral Adjunto da DREN, o Presidente da CMP felicitou os jovens galardoados, bem como os respectivos pais e professores, sem os quais, na sua óptica, o sucesso até agora conseguido não teria sido possível.

Rui Rio classificou a cerimónia como "um momento marcante, positivo e inesquecível" para os estudantes distinguidos com este Prémio, cuja instituição foi norteada pela necessidade de adopção da "pedagogia do mérito", que, em seu entender, deveria ser seguida pelo país em geral.

O objectivo do programa "Porto de Futuro", pioneiro em Portugal, no qual esta iniciativa se inscreve, é justamente o de se assumir - como foi sublinhado por Rui Rio - como contraponto ao fascínio por modelos de vida só ao alcance de muito poucos que emergem como grandes ídolos do desporto, da informação, do show biz , da moda, etc.

"Não é importante ser o melhor; o que é verdadeiramente importante é ser bom. Isso é que é que é determinante para que nos possamos sentir realizados", observou o autarca, que fez ainda questão de deixar um alerta para os riscos inerentes à "competição louca com os outros", cujas consequências trazem, por vezes, "uma grande desilusão" e "sofrimento" quando se perde essa hegemonia.

Sem comentários: