terça-feira, 7 de julho de 2009

"Porto de Futuro": Balanço positivo no final de mais um ano lectivo


O Presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Rio, juntamente com o Vereador da Educação, Juventude e Inovação, Vladimiro Feliz, participou no dia 6 de Julho, na reunião de balanço e boas práticas do "Porto de Futuro". O encontro contou também com as presenças de Valente de Oliveira e Artur Santos Silva, mentores do programa e de António Leite, Director Regional Adjunto da DREN.


Perante representantes dos 18 agrupamentos de escolas da cidade e igual número de empresas de renome da região Norte, que integram, em regime de parcerias, o "Porto de Futuro", o Presidente da CMP deixou a garantia que, no próximo mandato autárquico, o Executivo estará disponível a assumir mais competências no Ensino Básico.

"Esperamos conseguir, no próximo mandato, assumir mais responsabilidades, desde que, em face do estudo já concluído sobre o estado actual das escolas do Ensino Básico da cidade, possamos negociar com o Governo a parte orçamental, no sentido de dar qualidade idêntica às escolas que já estão na esfera do município (jardins-de-infância e escolas básicas do 1º Ciclo)", revelou Rui Rio.

Sobre o "Porto de Futuro", o Presidente da CMP deixou uma palavra de elogio pelo trabalho realizado entre município, agrupamentos de escolas e empresas, lembrando ser a coesão social um dos principais objectivos prosseguidos pelo actual Executivo.

"O mais visível é a reabilitação nos bairros, mas, no caso da Educação, temos vindo também a reabilitar as escolas e implementar importantes projectos, como é o caso do 'Porto de Futuro' o que deve deixar a cidade e a Área Metropolitana orgulhosas", sublinhou.

"As parcerias são benéficas para as escolas e empresas. Estas, para lá de cumprirem a sua função social também aprendem alguma coisa no contacto com as escolas, que se aproximam mais também da realidade empresarial, fundamental para a economia real do país. Esta interacção é feliz e fundamental", acrescentou Rui Rio.

Cada uma das parcerias escola/empresa apresentou os resultados obtidos ao longo deste ano lectivo. "É interessante observar como programa tem evoluído. Há espaço para a iniciativa, inovação, para descobrirmos uns com os outros novas realidades e mais cumplicidades entre parceiros", observou Valente de Oliveira.

Sem comentários: