terça-feira, 22 de julho de 2008

Sessão de balanço do PROGRAMA PORTO DE FUTURO



Teve lugar no passado dia 1 de Julho, no Pequeno Auditório do Rivoli Teatro Municipal, a sessão de balanço do PROGRAMA PORTO DE FUTURO, que contou com os representantes dos Agrupamentos Verticais de Escolas do Porto e das Empresas parceiras, que apresentaram os resultados e o ponto de situação dos projectos desenvolvidos ao longo do ano lectivo que agora findou.


Os mentores do Programa e membros do seu Conselho Consultivo, Artur Santos Silva e Valente de Oliveira, exprimiram a sua satisfação pelos frutos obtidos neste primeiro ano de actividade e pelo entusiasmo e envolvimento patente pelas parcerias Agrupamento/Empresa, tendo destacado o modo profícuo como o Programa tem vindo a desenvolver-se, de acordo com o aprofundamento de uma «cultura de ligação» - como lhe chamou Rui Rio - entre o tecido empresarial e os agrupamentos escolares do município.
«Como animador desta ideia, nunca pensei ser possível fazer tanto em tão pouco tempo, para já não falar no que poderemos antecipar como metas a alcançar num futuro próximo», destacou Artur Santos Silva, que se encontrava acompanhado, na mesa, por Valente de Oliveira, pelo Presidente da CMP, pelo Vereador da Educação, Juventude e Inovação, Vladimiro Feliz, e ainda pelo Director Regional Adjunto da Direcção Regional de Educação do Norte (DREN), António Leite.
Tanto Santos Silva como Valente de Oliveira se mostraram em completa sintonia sobre múltiplos aspectos, em particular quanto à necessidade de a CMP divulgar para o exterior o trabalho que está a ser feito ao nível deste projecto educativo.
«A cidade e o país devem saber o que está a acontecer, neste domínio, no Porto», proclamou Valente de Oliveira, para quem o envolvimento dos pais constitui, na sua óptica, uma condição imprescindível para o sucesso do Programa. «Enquanto os pais não forem cúmplices, não teremos sucesso», asseverou, defendendo o primado da «frontalidade e franqueza» na assunção de aspectos menos satisfatórios, como «fórmula para progredir e melhorar».
As intervenções destes responsáveis sucederam-se à apresentação pelos interlocutores dos Agrupamentos e das empresas, das iniciativas implementadas pelas parcerias ao longo do ano lectivo.
Representantes da Universidade do Porto, Universidade Católica Portuguesa e Instituto Politécnico do Porto, apresentaram o balanço do Projecto “Voluntariado Estudantil”, integrante do Porto de Futuro, que apesar do seu arranque tardio, conseguiu mobilizar dezenas de estudantes universitários que se constituíram tutores de alunos do ensino básico de algumas escolas a fim de contribuir para minimizar dificuldades de aprendizagem dos alunos facultando apoio pedagógico e induzi-los a criar uma atitude para a tomada de decisões fundamentais e responsáveis sobre o presente e o futuro, quer na escola quer na vida social.
Também a Associação “Aprender a Empreender”, congénere da Junior Achievement em Portugal, deu conta dos milhares de alunos do ensino básico do Porto que beneficiaram dos seus programas, graças ao trabalho voluntário dos colaboradores das empresas e organizações implicadas no Porto de Futuro.
No decurso da sessão houve ainda oportunidade para a assinatura de um Protocolo, no âmbito do Projecto “Role Models”, entre a CMP, através do seu Presidente, e o Instituto Politécnico do Porto, que vai assumir a produção de filmes sobre os percursos de vida de personalidades seleccionadas com base em listas apresentadas pelas instituições de ensino superior atrás identificadas, que serão visionados nas escolas, com o intuito de se constituírem como um padrão de competências e valores, inspirador para o futuro das novas gerações.
Rui Rio, no encerramento da sessão, colocou a tónica no desenvolvimento, desde muito cedo, de uma educação orientada para a vertente financeira, subjacente, aliás, a alguns dos projectos do Porto de Futuro e manifestou o seu sentimento de orgulho nas Escolas do concelho.

Sem comentários: