domingo, 22 de junho de 2008

Programa Porto de Futuro: empresas e escolas reforçam parcerias





Multiplicam-se as iniciativas levadas a cabo no âmbito do Programa Porto de Futuro, promovido pela Câmara Municipal do Porto. BA Vidro, Unicer, Águas do Douro e Paiva e Corticeira Amorim reforçaram as parcerias com os agrupamentos e levaram às escolas os exemplos de boas práticas que eles próprios aplicam no mundo empresarial. A opinião geral é unânime: os dois mundos ficam a ganhar com a experiência.

BA Vidro atribui Prémio de Mérito a aluna da Gomes Teixeira

Uma aluna do 9º ano do Agrupamento Vertical de Escolas Gomes Teixeira recebeu hoje o Prémio de Mérito, patrocinado pela BA Vidro no âmbito do Programa Porto de Futuro, um projecto da Câmara Municipal do Porto.

A BA Vidro, empresa parceira do Agrupamento Vertical de Escolas Gomes Teixeira, patrocinou a atribuição do referido prémio com base desempenho escolar e comportamental da aluna, aferido pela inclusão dos alunos nos quadros de valor e excelência plasmados no Projecto Educativo do Agrupamento.

A aluna em causa ganhou, assim, uma inscrição de duas semanas numa summer school no Reino Unido, prémio que foi entregue pelo Presidente do Conselho de Administração da BA Vidro, Carlos Moreira da Silva.

A cerimónia contou ainda com a presença do Vereador do Pelouro de Educação, Juventude e Inovação, Vladimiro Feliz, alguns colaboradores da BA Vidro e responsáveis pelo Agrupamento Gomes Teixeira.

Unicer renova jardim e cacifos da Escola de Miragaia com a ajuda dos alunos e professores

A parceria Unicer/Agrupamento de Escolas de Miragaia reuniu na EB2.3 de Miragaia, numa acção de voluntariado empresarial, voluntários da Unicer, docentes, alunos e pessoal auxiliar da escola. Também presentes estiveram o Vereador do Pelouro da Educação, Juventude e Inovação da Câmara do Porto, Vladimiro Feliz, e a Directora da DREN, Margarida Moreira.

Sob o lema “A Escola é Nossa”, os esforços de todos centraram-se no espaço exterior e no terreno junto ao campo de jogos e na sua transformação em jardim. Com a colaboração do Departamento Municipal de Espaços Verdes, foram plantadas centenas de plantas da época, camélias e plantas aromáticas. A iniciativa contou ainda com a colaboração das empresas Tintas CIN, Pincelaria Pardal, 3M, Olho Digital e A. Gateiro.

O projecto estendeu-se também a outros espaços, nomeadamente à sala de cacifos dos alunos e à cantina, contando aqui com a participação da estilista nortenha Maria Gambina e do decorador Jorge Cassio.

A iniciativa “A Escola é Nossa” marcou o arranque desta parceria, que vai ter continuidade no próximo ano com a implementação de um plano de actividades já acordado entre a Unicer e o Agrupamento de Escolas de Miragaia.

Águas do Douro e Paiva e Agrupamento Ramalho Ortigão promovem trabalhos sobre a temática da água


No passado dia 13 Junho, os alunos do Agrupamento Vertical de Escolas Ramalho Ortigão apresentaram os trabalhos desenvolvidos ao longo do ano sobre a temática da água, também no âmbito do Programa “Porto de Futuro”.

A apresentação contou com a presença de Sandra Soares, das Águas do Douro e Paiva, empresa que apoia a iniciativa, e representantes da Câmara Municipal do Porto.

A consecução destes trabalhos transdisciplinares e a sua apresentação permitiu, por um lado, a consolidação de conhecimentos sobre a água e a sensibilização da comunidade em geral sobre este bem tão precioso, e por outro, a motivação e a valorização de um conjunto de alunos com dificuldades de aprendizagem e de inserção no meio escolar.

O objectivo é que este tipo de iniciativas permita o desenvolvimento de competências básicas, promova o sucesso educativo e combata a exclusão social.

Corticeira Amorim e Agrupamento Leonardo Coimbra (Filho) promovem projecto de reflorestação de sobreiros

A Corticeira Amorim e o Agrupamento Leonardo Coimbra implementaram um projecto de reflorestação no qual se envolveram as crianças do ensino pré-escolar do agrupamento.

O processo culminou com a plantação dos sobreiros germinados na Quinta do Covelo, pelas crianças que, na primavera, semearam as bolotas de sobreiro e acompanharam o seu processo de germinação.

Cerca de 125 crianças dos Jardins de Infância daquele agrupamento encheram de vida a Quinta do Covelo por algumas horas, acompanhadas pelo Vereador de Educação, dirigentes municipais, representante da Corticeira Amorim, educadores e representantes do agrupamento.

Sem comentários: