sábado, 4 de outubro de 2008

Prémios de Mérito Escolar - Rumo à Excelência


O Presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Rio, presidiu no 26 Setembro à cerimónia de entrega dos prémios de mérito escolar "Rumo à Excelência". Este galardão, inserido no programa municipal "Porto de Futuro", pretende reconhecer o mérito, valorizar e premiar os melhores alunos dos 2º e 3º ciclos do ensino básico e do ensino secundário das escolas da rede pública do concelho do Porto, que se distinguem pela excelência do seu trabalho, estimulando-os no prosseguimento dos seus estudos.

Nesta primeira edição foram premiados os alunos Catarina Filipa Moreira Martins, que no ano lectivo 2007/2008 concluiu o 2º ciclo na EB2,3 Dr. Augusto César Pires de Lima, João Pedro Tavares Vieira Basto, que concluiu o 3º ciclo na ES/EB3 Aurélia de Sousa e Teresa de Ataíde e Melo Faria da Mota que concluiu o ensino secundário na ES/EB3 Garcia de Orta. Todos eles obtiveram resultados escolares de excelência e revelaram-se primus inter pares. Prosseguem a sua carreira escolar nas mesmas escolas com excepção da Teresa Mota que, sem surpresa, ingressou no ensino superior, no Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar, no curso da sua 1ª opção: Medicina.

Na opinião do Presidente da CMP, "é bom premiar e criar uma cultura do mérito. É preciso que os que ganharam pensem que foram os melhores, mas há outros alunos também bons". E acrescentou: "a lógica deste prémio vai para o mérito de quem se empenha mas também o de dar reconhecimento a todos os que dão o melhor que podem e sabem mas que não são reconhecidos deste forma".

Transportando a ideia para o futuro do País, o Presidente da CMP afirmaria ainda que "Portugal depende de muitos factores mas, em primeiro, da qualidade do seu povo. Por isso, se amanhã quer ser melhor do que é hoje tem, desde cedo, de incutir uma cultura de mérito e excelência nas crianças, sem com isto causar-lhes qualquer tipo de pressão exagerada".

O Vereador da Educação, Juventude e Inovação, Vladimiro Feliz, realçou também o facto do prémio agora entregue se inserir no programa municipal "Porto de Futuro", "que visa criar melhores condições para os alunos da cidade. Daí se premiar o mérito e a cultura da responsabilidade".

Os alunos premiados receberam um kit tecnológico (computador portátil, impressora multifunções e pacote de software com Windows Vista e Microsoft Office), uma Xbox e a subscrição por dois anos de uma publicação internacional em área do seu interesse. Esta iniciativa contou com o patrocínio da Hewlett-Packard, da Microsoft e da Vodafone.

Marcaram também presença na cerimónia representantes de instituições do ensino básico, secundário e superior da cidade, interlocutores das empresas parceiras do "Porto de Futuro", da DREN e da FECAP.

Sem comentários: