quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015


O empreendedorismo social pode ser descrito de forma simples como um processo de procura de soluções inovadoras e sustentáveis para a resolução de problemas importantes e negligenciados, soluções estas que apresentam elevado potencial de transformação positiva na sociedade, desafiando a visão tradicional e utilizando modelos de negócio inovadores com potencial de crescerem e/ou se replicarem noutro local geográfico.

O IES- Social Business School, desenvolveu a metodologia ES+ com o propósito de identificar iniciativas de elevado potencial de empreendedorismo social.   Em janeiro de 2011 teve inicio a implementação da metodologia ES+ no município do Porto, em parceria com a Fundação Porto Social, Câmara Municipal do Porto, Universidade do Porto, UDIPSS e GAS Porto, tendo sido identificadas 321 iniciativas no município. Em abril de 2012 celebrou-se no Rivoli Teatro Municipal, a cerimónia de apresentação pública de reconhecimento dos 29 ES+Porto, de entre os quais o Porto de Futuro, promovido pela Câmara Municipal do Porto.

Decorridos alguns anos de experiência acumulada na aplicação da metodologia ES+, e com o reconhecimento internacional pelos painéis de boas práticas da Rede Académica Europeia de Economia Social e pelo Parlamento e Comissão Europeia, nasce o MIES – Mapa de Inovação e Empreendedorismo Social que tem como objetivo mapear iniciativas de elevado potencial de inovação e empreendedorismo social em todo o território nacional.
Resultado da avaliação levada a cabo por um Conselho Académico Consultivo representado por professores do INSEAD, ISCTE, Universidade Nova, Universidade Católica do Porto entre outras instituições de referência, o Porto de Futuro volta a ser agraciado com esta distinção.

A apresentação pública do Mapa de Inovação e Empreendedorismo Social em Portugal decorreu no dia 21 de janeiro, na Fundação Calouste Gulbenkian em Lisboa e deu a conhecer as 130 iniciativas mapeadas de norte e sul do país. A cerimónia contou com a presença da Senhora Vice-presidente da Câmara Municipal do Porto, que recebeu o certificado em nome de toda a comunidade Porto de Futuro.

Porque todos somos Porto de Futuro, este reconhecimento é de todos os parceiros!


Veja esta e outras notícias em https://www.facebook.com/cmpeducacaoejuventude

Sem comentários: