sábado, 23 de maio de 2009

“PORQU€ É TÃO IMPORTANT€ POUPAR?” Daniel Bessa na Escola Clara de Resende


O académico, reputado economista e ex. Governante Daniel Bessa foi o orador convidado em mais uma iniciativa organizada no âmbito do programa “Porto de Futuro”, pela parceria Agrupamento de Escolas Clara de Resende/Cerealis.


A palestra contou com a presença de largas dezenas de alunos, professores, pais, representantes da CEREALIS, Auto Sueco, EFACEC e do Vereador da Educação, Juventude e Inovação, Vladimiro Feliz.
Perante uma plateia muito interessada e participativa, o Professor, num tom coloquial e altamente pedagógico (adora conversar…confessou) abordou, no passado dia 15 de Maio, um tema decisivo para a vida colectiva dos cidadãos -a Poupança.


Exortando os presentes a prosseguirem uma vida higiénica no que concerne às suas finanças particulares adoptando, sempre que possível, uma prática de poupança voluntária à semelhança dos seus avós o que lhes permitiria, por um lado, estarem sempre preparados para uma qualquer emergência que ocorra nas suas vidas e, por outro, colaborarem nessa gigantesca tarefa de contribuírem para que o País supere o seu elevadíssimo endividamento externo.


Pragmático, Daniel Bessa, baixou as expectativas da plateia afirmando, peremptório, que no presente ciclo económico não deveriam esperar que o Estado a tudo socorresse como no passado próximo, por tal não ser exequível de todo.


Lamentou, ainda, que do “bolo” do PIB apenas uma modesta fatia, 10%, fosse canalizada para o investimento enquanto que outros países da Europa e, fundamentalmente, as chamadas Economias emergentes, duplicam esse indicador e, em alguns casos, quintuplicam, como na China, referiu.
“Portugal precisa de produzir mais, muito mais e gastar menos, muito menos”, disse a finalizar a sua intervenção.

Sem comentários: