domingo, 10 de maio de 2009

Parceiros do Programa Porto de Futuro desenvolvem actividade para dar a conhecer aos alunos a realidade do mundo empresarial.


A empresa BA Vidro, segundo fornecedor ibérico de embalagem de vidro com quase 100 anos de existência, parceira do Agrupamento de Escolas Gomes Teixeira no âmbito do Programa Porto de Futuro, abriu as suas portas aos alunos do 3º ciclo, para lhes dar a conhecer o funcionamento global da empresa, a sua cadeia de valor nas diferentes componentes e o quadro funcional da empresa.


O dia teve início com uma sessão presidida por Carlos Moreira da Silva, Presidente do Conselho de Administração, que deu as boas vindas aos alunos e professores que se deslocaram à fábrica de Avintes. Na sessão, que teve ainda como interveniente o Vereador da Educação, Juventude e Inovação, Vladimiro Feliz, intervieram também responsáveis da área dos recursos humanos da empresa e uma técnica da Cidade das Profissões.


Aos alunos foi dado a conhecer o mundo BA, a missão, visão e valores da empresa e o processo industrial. E porque se tratava de uma actividade inserida no projecto “Mundo das Profissões”, também houve lugar às pessoas que constituem o capital humano da empresa, as diferentes áreas funcionais e os objectivos que presidem a gestão de recursos humanos da empresa.


A BA Vidro lançou o desafio aos alunos para se candidatarem a, por um dia, serem “o braço direito” de um colaborador da empresa, acompanhando-o no seu ambiente de trabalho e participando nas suas actividades diárias. Pretende-se que, através desta experiência prática, os alunos adquiram conhecimentos sobre a cultura e a estrutura organizacional da empresa, ética de trabalho e sobre as várias opções de carreira existentes.


A Cidade das Profissões, por seu lado, divulgou as actividades e projectos que desenvolve no apoio à construção de projectos de vida, convidando os alunos a visitar as suas instalações na Rua das Flores e a usufruir dos meios ao dispor dos jovens, nas áreas da informação e do aconselhamento sobre o mundo das Profissões, do Emprego, da Formação e do Empreendedorismo.


Seguiu-se uma visita à fábrica, acompanhando toda a linha de produção. A visita foi concluída com um almoço nas instalações da fábrica.
Esta actividade teve lugar nos dias 6 e 7 de Maio com diferentes turmas da Gomes Teixeira.

Sem comentários: