sábado, 25 de abril de 2009

Marcelo Rebelo de Sousa fala sobre “Cidadania e Educação” na Gomes Teixeira


A 3ª conferência do ciclo subordinado à Cidadania e Educação, promovido pelo Agrupamento de Escolas Gomes Teixeira em parceria com a BA Vidro, no âmbito do Programa Porto de Futuro, contou com Marcelo Rebelo de Sousa como orador.


Mais de uma centena de participantes - Professores, Pais, Encarregados de Educação e Alunos – ficaram presos ao discurso do Professor que, no seu estilo muito peculiar, apresentou a sua visão sobre esta temática.
Segundo ele, a Educação neste momento é um processo mais longo e mais complexo que no passado, envolve mais agentes, o que torna mais difícil educar hoje: “A educação começa hoje mais cedo e acaba mais tarde” tornando-a um processo contínuo que acompanha o indivíduo ao longo da vida.
E são novos os desafios que hoje se colocam. Fazendo suas as palavras do Professor Valente de Oliveira, que se encontrava presente na assistência, Marcelo Rebelo de Sousa enumerou alguns destes novos desafios, que ouviu daquele antigo Ministro da Educação: saber resolver problemas, desenvolvendo a inteligência emocional a par do raciocínio lógico-matemático; saber comunicar, que implica sobretudo o domínio das novas tecnologias de informação e do inglês, essenciais neste mundo globalizado; ter valores, dos quais ressalta o conceito de “servir os outros”.
A tónica da exposição foi posta no papel da família, que nos tempos que correm, em que a constante é a mudança, assume novas formas e é muito diferente da família alargada e intergeracional do seu tempo. O repto que se coloca aos educadores é redescobrir o papel da família e a forma como se deve relacionar com a escola.
A próxima conferência, com o Professor António Barreto, está agendada para o dia 4 de Maio, pelas 19 horas.

Sem comentários: