quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

Ciclo de Conferências no Agrupamento do Viso


No âmbito do Programa Porto de Futuro, a EB2, 3 do Viso foi palco, ontem à noite, de um debate sobre Educação para a Cidadania, centrado na prelecção feita por Artur Santos Silva, Presidente do Conselho de Administração do BPI e mentor deste Programa de que a Autarquia é promotora e que envolve os 18 agrupamentos de escolas da cidade e igual número de empresas de renome da região Norte, em regime de parceria.
Ladeado por Luís Portela, Presidente da BIAL, empresa parceira do agrupamento de escolas do Viso e por Vladimiro Feliz, Vereador do Pelouro da Educação, Juventude e Inovação da CMP, o orador alertou para os perigos que se escondem por detrás de uma sociedade desmobilizada e de uma juventude pouco activa no capítulo cívico: “Os recentes acontecimentos na Grécia, já vistos noutros países, como a França, são um sintoma preocupante do que está a acontecer à nossa sociedade e que poderão, se nada for feito, repetir-se entre nós, particularmente aqui no Porto”.
Perante uma plateia repleta de professores, Artur Santos Silva considerou grave o estado da educação em Portugal: “Infelizmente, esta é uma causa perdida entre nós. Contrariamente ao que seria de esperar, a Educação tem sido um aspecto negativo no desenvolvimento do nosso País”. Na radiografia feita, elencou “o absentismo dos pais” no processo educativo e a “falta de investimento” como causas principais deste “grave problema”, lembrando a importância da classe docente no caminho que deve ser seguido para o corrigir: “É fundamental que os professores continuem o seu trabalho, não desistam, promovam alternativas, incluam estratégias que visem mostrar saídas profissionais coerentes e bem sucedidas”.
Vladimiro Feliz congratulou-se com a iniciativa, “mais uma de grande qualidade que nesta Escola se leva por diante”, agradecendo a colaboração dos vários parceiros neste projecto da Autarquia Portuense e salientando eixos de desenvolvimento no sector educativo no Concelho: “Temos trabalhado arduamente para melhorar o ensino no Porto. Posso garantir que continuamos abertos a sugestões e a propostas, porque este é um processo complexo e que felizmente tem beneficiado da ajuda de pessoas como o Dr. Artur Santos Silva”.
Frase repetida no encontro, e sublinhada também por Ana Farinha, Presidente do Agrupamento de Escolas do Viso: “É fundamental continuarmos a apostar na cidadania e na escola núcleo desse processo”.
O debate, recorde-se, é o segundo de um ciclo de conferências a decorrer neste estabelecimento, o primeiro dos quais ocorrido em Setembro, a cargo de Luís Portela.

Sem comentários: