sexta-feira, 7 de novembro de 2008

Porto de Futuro - Plano Acção 2008/2009




A Câmara Municipal do Porto e a Associação Portuguesa de Anunciantes (APAN) celebraram um protocolo de colaboração no âmbito do "Porto de Futuro" e do "Media Smart", promovidos, respectivamente, pelas duas instituições. A anteceder a cerimónia, que decorreu na Casa do Infante no passado dia 15 de Outubro, foi apresentado pelo Vereador da Educação, Juventude e Inovação da CMP, o Plano de Acção 2008/2009 do Programa "Porto de Futuro".

Vladimiro Feliz anunciou que a rede de parcerias entre os agrupamentos verticais de escolas da cidade e empresas da Região Norte aumentou este ano com a criação do novo Agrupamento Vertical Rodrigues de Freitas e com ele "uma nova oportunidade de parceria". "Constatamos que os empresários da região mantêm um forte espírito de responsabilidade social, já que diversos interessados surgiram para ocupar mais esta parceria", adiantou o autarca.
Alargando o âmbito de actividade dos parceiros foi seleccionado como parceiro do Agrupamento Vertical Rodrigues de Freitas a Escola de Gestão do Porto-University of Porto Business School (EGP-UPBS). Para Vladimiro Feliz, "esta entidade, pela sua credibilidade, à semelhança dos restantes parceiros, mas acima de tudo pela sua capacidade de gerar conhecimento em diversos sectores, poderá e deverá ser um parceiro estruturante do Porto de Futuro".
Novos projectos
O Plano de Acção 2008/2009 do "Porto de Futuro", para além desta nova parceria, contempla mais algumas novidades, destacando-se os projectos "O Braço Direito" e "Media Smart", inseridos na área do empreendedorismo e cidadania. O primeiro visa aumentar o conhecimento dos alunos no que respeita ao mundo real do trabalho, potenciando assim as suas capacidades de decidir o seu futuro e abrindo-lhes novas janelas de oportunidade. O “Media Smart” é um programa de literacia sobre os media, centrado na publicidade.

No que respeita ao “Mérito escolar” há também um reforço da parceria com a Universidade do Porto através da inclusão da Universidade Júnior no Programa, facilitando a participação nestes cursos de verão, de alunos de contextos sociais mais desfavorecidos e com resultados escolares acima da média.

De destacar ainda a criação de dois novos vectores de actuação: o da saúde, com o projecto "Pela Tua Saúde", que visa a promoção da saúde juvenil, e o do “Desenvolvimento vocacional e pessoal”, através dos projectos "Cresce e Aparece", “(És)tudo” e "Escolas Conscientes, Escol(h)as Consequentes", concebidos pela Cidade das Profissões, que se apresenta como um novo parceiro institucional.

"Para tudo isto contamos com os parceiros já conhecidos, mas também com um conjunto de novas parcerias na implementação destes projectos, como sejam os casos da Associação Portuguesa de Anunciantes ("Media Smart"), Instituto Português da Juventude ("Pela Tua Saúde") e Cidade das Profissões (“Desenvolvimento vocacional e pessoal"), acrescentou Vladimiro Feliz.

Parceria com a APAN
No final da sessão, o Vereador do Pelouro da Educação, Juventude e Inovação da CMP assinou com a APAN, na pessoa da sua Secretária-geral Manuela Botelho, o protocolo de colaboração no âmbito do "Porto de Futuro". Seguiu-se a apresentação nacional do Módulo 2 do Programa Media Smart (Publicidade dirigida a Crianças) e um balanço dos primeiros meses de adopção em Portugal do Programa nas escolas do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico.
O Programa "Media Smart" é uma iniciativa da APAN, com o apoio do Ministério da Educação e o patrocínio da indústria. Destina-se a crianças entre os 7 e os 11 anos de idade e tem por objectivo desenvolver competências para a correcta interpretação das mensagens publicitárias, fornecendo-lhes ferramentas que as ajudem a compreender e interpretar a publicidade desde muito cedo: uma preparação para, no futuro, fazerem escolhas informadas.

Sem comentários: