quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016


Innovation Challenge Porto de Futuro


Decorreu no passado dia 12 de fevereiro a 4ª edição do Innovation Challenge, projeto promovido pela JA Portugal que este ano foi acolhido pela Escola Secundária Rodrigues de Freitas.
O ambiente no exterior, cinzento e chuvoso, contrastou com o do interior do pavilhão onde cerca de 100 alunos do ensino secundário competiam por soluções inovadoras para o problema em análise. 
Logo à chegada, cerca das 8h30 da manhã, os alunos das escolas Alexandre Herculano, Aurélia de Sousa, Carolina Michaelis, Cerco, Clara de Resende, Filipa de Vilhena, Fontes Pereira de Melo, Garcia de Orta, Infante D. Henrique e da própria Rodrigues de Freitas, foram reagrupados em 17 equipas, de forma a que os membros não se conhecessem entre si.
Lançado o desafio ‘Apresenta uma medida precisa, exequível, sustentável, original e com impacto para a redução do desperdício alimentar’, inspirado na resolução da Assembleia da República que declarou o ano de 2016 como o ano nacional do combate ao desperdício alimentar, as equipas lançaram mãos à obra.
No final da manhã as equipas tentam superar a 1ª eliminatória desta competição de ideias e apenas 8 têm a possibilidade de, por mais algumas horas durante a tarde, investir no aperfeiçoamento e consolidação do seu projeto. 
As restantes equipas foram distribuídas por 3 workshops de desenvolvimento de competências na área da comunicação, aprendendo a dominar o medo de falar em público e a fazer apresentações dinâmicas e persuasivas. No final da formação cada uma destas equipas foi alocada a uma das que se manteve na competição, para treinarem os seus membros para a apresentação da ideia ao Júri.
O Júri, presidido por Ana Maria Magalhães (CMP), contou com a participação de Alexandra Mariz (Unicer), Andreia Gomes (Sonae), João Falcão (Ibersol) e Pedro Pinto (Re-food).
A Ibersol patrocinou o prémio atribuído à equipa classificada em 4º lugar (vouchers refeição), a Sonae à equipa classificada em 3º lugar (mp4), a Unicer à equipa classificada em 2º lugar (bilhetes de 1 dia no Festival Marés Vivas) e a CMP à equipa classificada em 1º lugar (tablets).
As 3 equipas que treinaram as 3 primeiras classificadas em técnicas de apresentação, também foram premiadas pela CMP com colunas Bluetooth.
Os nossos Parabéns à equipa constituída pela Bárbara Guedes (Alexandre Herculano), Bernardo Nogueira (Carolina Michaelis), Francisca Rodrigues (Fontes Pereira de Melo), João Raimundo (Garcia de Orta), Marta Rodrigues (Rodrigues de Freitas) e Viviana Alves (Cerco) pela sua ideia de reaproveitar os resíduos alimentares para a produção de energia.
E o nosso agradecimento aos voluntários da BA Vidro, CEiiA, Cerealis, CIN, Ibersol, Sogrape e Sonae que ao longo do dia se constituíram consultores e assessores dos alunos, ajudando-os a estruturar os seus projetos. Agradecimento extensível à Cidade das Profissões por ter organizado os workshops com os seus formadores. E a todos os que patrocinaram e apoiaram o evento - Unicer, Cerealis, Porto Editora, Sonae, agrupamento de escolas Rodrigues de Freitas, agrupamento de escolas do Cerco e HP.


Sem comentários: