Decorreu no passado dia 13 de fevereiro a 3ª edição do Innovation Challenge Porto
de Futuro na qual participaram 108
alunos do ensino secundário das escolas Alexandre Herculano,
António Nobre, Aurélia de Sousa, Carolina Michaelis, Cerco, Clara de Resende,
Filipa de Vilhena, Fontes Pereira de Melo, Garcia de Orta, Infante D. Henrique
e Rodrigues de Freitas.
Sob
o lema “construir pontes para o mundo”, foi lançado aos alunos o repto de
apresentarem estratégias
criativas para incrementar a relação das escolas ao território envolvente –
trata-se de um desafio com o qual as escolas se continuam a debater e para o
qual foram chamados a pronunciar-se aqueles que podem beneficiar diretamente
das estratégias de vinculação territorial das escolas: os alunos.
Ao longo do dia as equipas contaram com a visita de 18
colaboradores de empresas parceiras do Porto de Futuro, especialistas em
diferentes áreas de negócio, que prestaram consultoria aos alunos – Ba Vidro,
Cerealis, CIN, Efacec, Nors, PwC e Sonae.
No final, as equipas fizeram a apresentação do seu trabalho perante um Júri que
definiu a equipa vencedora.
O Júri desta edição do Innovation Challenge, que decorreu, tal como as anteriores, no
Instituto Superior de Engenharia do Porto, era constituído por Guilhermina Rego,
Vice-presidente
da CMP, João Rocha, Presidente do ISEP, Isabel Barros, Diretora de Gestão de
Talento e Desenvolvimento de Executivos da Sonae, Susana Lira, Diretora de
Recursos Humanos da Cerealis e Rita Domingues, do Conselho de Administração da
BA Vidro.
A
equipa vencedora, constituída por Bruno Nunes (da escola Fontes Pereira de
Melo), Constança Silva (da escola Rodrigues de Freitas), Maria Magalhães (da
escola Garcia de Orta), Rui Ribeiro (da escola Alexandre Herculano), Sofia
Malpique (da escola Clara de Resende) e Tomás Barreto (da escola Aurélia de
Sousa) defendeu a criação de eventos similares ao conhecido programa televisivo
Shark Tank que incentivasse os jovens a criar projetos inovadores que promovam
a valorização da cidade e a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos a um
grupo de responsáveis da sociedade civil interessados na implementação de
soluções originais e de forte potencial.
A
título de prémio, foram oferecidos aos alunos mini-estágios de curta duração
que lhes possibilitem conhecer melhor as áreas de atividade e as profissões que
mais lhes interessam: os alunos da equipa classificada em 1º lugar vão estagiar
4 dias na Sonae, os da equipa classificada em 2º lugar vão estagiar 3 dias na
Cerealis, os da equipa classificada em 3º lugar vão estagiar 2 dias na BA Vidro
e os alunos da equipa classificada em 4º lugar, na foto acima, vão acompanhar o
dia-a-dia na autarquia e ser o braço direito de um profissional numa área da
sua preferência, durante 1 dia.
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