O Auditório do Instituto de Patologia e Imunologia Molecular da Universidade do Porto estava repleto de convidados, entre eles alunos do 3º ciclo do ensino básico das Escolas Dr. Augusto César Pires de Lima e Dr. Leonardo Coimbra (Filho).
Foi uma oportunidade de excelência para os alunos conversarem e colocarem questões, quer a Raquel Seruca quer a Sobrinho Simões, Director do IPATIMUP e Mentor de Raquel Seruca, que confessou o muito que lhe deve pela sua carreira profissional.
Raquel Seruca licenciou-se em Medicina na Universidade do Porto em 1986 e obteve pós-doutoramento no IPATIMUP e na Universidade de Groningen. É Investigadora sénior no IPATIMUP desde 1999, onde coordena o Grupo de Genética do Cancro. A sua principal área de interesse é a susceptibilidade genética do cancro gastrointestinal.
Respondendo a uma questão colocada por um dos alunos, Raquel Seruca revelou que o trabalho lhe proporciona prazer e que é com alegria e satisfação que vai trabalhar todos os dias, e que o único segredo do seu sucesso é o estudo e a dedicação.
António Leite, Director Regional de Educação do Norte, parceira de relevo neste programa educativo municipal, salientou a importância da educação e da escola que, segundo disse, é das ferramentas mais democráticas da nossa sociedade, capaz de contrariar o fatalismo da perpetuação da pobreza e da ignorância.
Na sua intervenção, Guilhermina Rego, Vereadora do Pelouro do Conhecimento e Coesão Social, que gere o Programa Porto de Futuro, onde este projecto se insere, reforçou a necessidade em apresentar aos jovens uma alternativa aos modelos veiculados pelos media, que assentam na notoriedade fácil: “Há que ajudar os jovens a tomar consciência de que o sistema social vigente valoriza o consumismo, uma certa superficialidade, em detrimento do trabalho, da dificuldade, do esforço e do mérito e, no entanto, sem estudo ou sem trabalho não se consegue alcançar o sucesso.”
Sem comentários:
Enviar um comentário