terça-feira, 16 de julho de 2013

Reconhecimento e agradecimento aos Voluntários e parceiros do Porto de Futuro


O Pelouro do Conhecimento e Coesão Social associou-se à Junior Achievement Portugal (JAP) na promoção de uma sessão de agradecimento e reconhecimento aos Voluntários envolvidos nos programas educativos da JAP e que possibilitaram que cerca de 3.400 alunos do ensino básico e secundário das escolas da rede pública do Porto participassem este ano letivo em programas de formação em cidadania e literacia financeira.

A parceria entre a autarquia portuense e a JAP remonta a 2007 e é das mais perenes desta associação, congénere portuguesa da Junior Achievement, a maior e mais antiga organização educativa mundial.
Os programas educativos concebidos pela JAP foram, pelo seu valor e mérito, integrados no portfólio de projetos do programa Porto de Futuro e são implementados através do exercício de voluntariado dos colaboradores das empresas parceiras deste programa educativo municipal.

As sessões dos programas A Família e A Comunidade (dirigidos a alunos ao 1º ciclo do ensino básico), Europa e Eu (dirigido a alunos ao 2º ciclo), É o meu Negócio e Economia para o Sucesso (dirigido a alunos ao 3º ciclo), são lecionadas em contexto de sala de aula por colaboradores das empresas envolvidas no Porto de Futuro, ao longo de 5 a 6 semanas. Por seu lado, os projetos O Braço Direito e Innovation Challenge, dirigidos a alunos do 3º ciclo e do ensino secundário, decorrem em apenas 1 dia. Naquele, o aluno acompanha um colaborador da empresa parceira da escola, participando nas suas tarefas quotidianas, tomando conhecimento da cultura da empresa, da ética de trabalho e de várias opções de carreira. Neste último projeto, que este ano foi implementado no dia 8 de fevereiro e do qual demos conhecimento neste sítio, participaram 80 alunos do ensino secundário que, naquele dia e em 8 horas, deram resposta a um desafio de negócio real.

Preparar os alunos para o mercado de trabalho passa por muito mais do que o que se aprende na sala de aula. Bagagem académica e notas excelentes já não são porta de entrada garantida num bom emprego. Estes programas permitem aos alunos ganhar ferramentas que complementam a sua formação base e são diferenciadoras no mercado de trabalho. E só são possíveis implementar graças à oportunidade propiciada pelas empresas parceiras do Porto de Futuro que, reconhecendo o valor social do voluntariado, retribuem assim à comunidade onde se inserem e estimulam entre os seus colaboradores uma cultura de participação cívica e uma oportunidade de crescimento pessoal.

A CMP e a JAP quiseram agradecer pessoalmente a cada um dos quase 200 voluntários que se comprometeram em benefício das crianças e jovens do Porto, numa sessão que decorreu no Museu do Vinho do Porto no dia 12 de julho

Bem hajam!

Sem comentários: