quinta-feira, 9 de maio de 2013

MATEMÁTICA FORA DE PORTAS

Durante os meses de abril e maio a cidade do Porto é palco de aulas de matemática, pouco convencionais. Às 2ªs de manhã na Avenida dos Aliados e às 6ªs à tarde na Rotunda da Boavista, centenas de alunos têm participado em aulas de matemática, lecionadas por docentes do Departamento de Matemática do Instituto Superior de Engenharia do Porto.

O projeto insere-se no programa municipal Porto de Futuro e é fruto da vontade dos promotores (CMP e ISEP) em incentivar o sucesso escolar desmistificando a matemática. A ideia é promover a aproximação entre a matemática ensinada numa sala de aula e a matemática aplicada à vida real, procurando motivar os alunos a prosseguirem os estudos em áreas científicas e tecnológicas. Os promotores esperam ainda assegurar a consolidação de conceitos matemáticos usando como suporte recursos e materiais do dia-a-dia desenvolvendo, deste modo, a capacidade de raciocínio e de resolução de problemas.

As aulas que decorrem na Avenida dos Aliados centram-se na organização e tratamento de dados, (utilização do tráfego automóvel para estudo da estatística) e incluem a visita ao centro de controlo de tráfego da CMP. As aulas que decorrem na Rotunda da Boavista são sobre a geometria no meio envolvente (aplicação de estratégias matemáticas por recurso ao edifício da Casa da Música e sua envolvente) e incluem uma visita à Casa da Música. Pretende-se com o projeto demonstrar que fora da escola também se aprendem os conteúdos escolares e que é possível aprender pelo prazer de aprender.

Foram calendarizadas 31 aulas que vão envolver 730 alunos de 7 agrupamentos de escolas da cidade (Alexandre Herculano, António Nobre, Aurélia de Sousa, Cerco, Fontes Pereira de Melo, Garcia de Orta e Rodrigues de Freitas).

Sem comentários: