quinta-feira, 7 de março de 2013

Innovation Challenge: 80 alunos do Porto desenvolvem competências empreendedoras em redor de um desafio de negócio

Decorreu no passado dia 8 de fevereiro uma edição do Innovation Challenge que envolveu 80 alunos do ensino secundário de escolas do Porto.

O Innovation Challenge é um projeto concebido pela Junior Achievement Portugal (JAP), parceira da Autarquia no Programa Porto de Futuro, que se propõe ajudar os jovens a compreender o funcionamento de uma empresa e um negócio e a descobrir as capacidades e aptidões necessárias no mundo profissional, possibilitando-lhes a experiência de criar e desenvolver uma ideia empresarial.

Nesta edição participaram alunos dos Agrupamentos de Escolas Alexandre Herculano, António Nobre, Cerco, Clara de Resende, Fontes Pereira de Melo, Garcia de Orta, Infante D. Henrique e Rodrigues de Freitas.

O Innovation Challenge desenrola-se num único dia, durante o qual, equipas de alunos que concorrem entre si, tentam resolver um desafio através de processos inovadores e criativos. Ao longo do dia as equipas contaram com a visita de colaboradores de empresas parceiras do Porto de Futuro, especialistas em diferentes áreas de negócio, que prestaram consultoria aos alunos. No final, as equipas fizeram a apresentação do seu trabalho perante um Júri que define a equipa vencedora.

O Júri desta edição do Innovation Challenge, que decorreu no Instituto Superior de Engenharia do Porto, foi constituído por Guilhermina Rego, Vereadora do Pelouro do Conhecimento e Coesão Social da CMP, Ana Moura, Chefe da Divisão de Ciência e Conhecimento do Departamento de Educação da CMP, Catarina Oliveira Fernandes, Diretora de Comunicação da Marca e Responsabilidade Corporativa da SONAE, Pedro Esquível, Responsável pelo Desenvolvimento. Sustentável da EFACEC, Rui Nunes, da Fundação Ciência e Desenvolvimento, e Marta Vieira de Sá, Diretora Regional da JAP.
O desafio lançado aos alunos foi criar um produto ou serviço que contribua para atrair turistas à cidade do Porto.

A equipa vencedora, constituída por Beatriz Fernandes (da Escola do Cerco), Carolina Passos (da Escola Clara Resende), Carolina Santos (da Escola Garcia de Orta), Fernando Leitão (da Escola Infante D. Henrique) e Sílvia Oliveira (da Escola Alexandre Herculano), que adotou o nome “Somos todos Porto”, apresentou a proposta de criação de rótulos personalizados, com curiosidades acerca do Porto, a colocar nas garrafas de vinho do Porto, por todos os produtores numa iniciativa conjunta do tecido empresarial local em prole da cidade. A proposta contempla ainda a edição de uma coleção de copos de vinho do Porto com design alusivo à cidade.

Preparar os alunos para o mercado de trabalho passa por muito mais do que o que se aprende na sala de aula. Bagagem académica e notas excelentes já não são porta de entrada garantida num bom emprego. As soft skills - atitudes e comportamentos das pessoas em interação com outras - são cada vez mais importantes para os empregadores na hora de recrutar e desenvolvem-se através da prática em situações de trabalho reais.

Projetos como o Innovation Challenge permitem aos alunos ganhar ferramentas que complementam a sua formação base e são diferenciadoras no mercado de trabalho.


Sem comentários: