quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Apresentado o Plano de Acção do Programa Porto de Futuro para 2010/2011


Os parceiros do Programa reuniram ontem no auditório da Casa do Infante para conhecer os novos desafios para este ano lectivo.

Mantendo-se a estrutura e os vectores de actuação do Programa, as novidades introduzidas centram-se na preocupação em incorporar projectos unificadores da acção do Pelouro do Conhecimento e Coesão Social, promotor deste programa educativo municipal, criando pontes com as suas outras áreas de actuação: a cultura, a ciência e a coesão social.

Destacamos o projecto “A Escola no Museu” que alia a divulgação do património com a animação dos espaços e que se operacionaliza da seguinte forma: a escola selecciona um museu que, por razões de proximidade, apresente melhores condições para proporcionar oportunidades de contacto frequente e, após uma preparação prévia feita em conjunto pelos Professores e pelo museu, os alunos visitam o museu, contactam com o acervo e recolhem informação que posteriormente é trabalhada na aula; por seu lado, o museu é palco dos projectos educativos da escola parceira, proporcionando a exposição de trabalhos científicos e artísticos dos alunos, a realização de eventos e outras iniciativas.

Contando a cidade com a maior Universidade do País e de relevantes instituições de ensino superior, o novo projecto “Aulas sem Fronteiras” pretende potenciar esse capital promovendo visitas às escolas de alunos estrangeiros integrados no Programa Erasmus Mundus, que se encontrem a frequentar o ensino superior na cidade, para darem a conhecer a sua cultura, o seu país e a sua língua, dando uma perspectiva da multiplicidade que caracteriza o espaço europeu.

Em breve daremos conta da receptividade a estes e aos restantes projectos novos: “Estórias Vivas”, “Artistas na Escola” e “Aulas Fora de Portas / Fora d’Horas”.

O Projecto do Rugby, dinamizado pela Unicer e com a colaboração da Federação Portuguesa de Rugby e da Associação de Rugby do Norte, vai ter continuidade no ano lectivo 2010/2011. A par deste, outros projectos transversais foram apresentados, da responsabilidade da Ibersol e da BA Vidro, pelo que se perspectiva um ano de trabalho em cheio.

Sem comentários: