sexta-feira, 13 de julho de 2007

Sessão balanço - Casa do Infante

Decorreu no passado dia 5 Julho, na Casa do Infante, a sessão de balanço da fase piloto do Programa Porto de Futuro, com o objectivo principal de estabelecer pontos de situação/avaliação e partilhar boas práticas. Estiveram presentes responsáveis/interlocutores das empresas e agrupamentos verticais de escolas.
A sessão foi aberta com a apresentação de alguns projectos e programas na área da Educação, promovidos e a promover pela Câmara Municipal do Porto, assim como a introdução de novas valências ao programa Porto de Futuro.
Apresentações das diferentes parcerias que de uma forma geral focaram:
cooperações estabelecidas;
análise e contactos com o contexto escolar;
acções desenvolvidas;
proposta de acções futuras (levantamento de necessidades e objectivos das parcerias);
análise dos constrangimentos;
potencialidades e oportunidades.
No decorrer das apresentações sublinhou-se o interesse e pertinência do alargamento de algumas acções e recursos a todas as parcerias estabelecidas.
Colocaram-se questões e sugestões para a operacionalidade do programa, nomeadamente:
criação de equipa de gestão do projecto;
plano de comunicação;
identificação de áreas de intervenção comuns a todos os Agrupamentos e concepção de projecto de integração global;
identificação de interlocutor na Câmara Municipal do Porto e Direcção Regional de Educação do Norte.
aconselhamento profissional;
bolsa material escolar.
Conclusões / apontamentos
A fase piloto correspondeu a um excelente momento para explorar motivações e caminhos futuros;
o protocolo de cooperação não deverá limitar o campo de intervenção;
as parcerias deverão definir as metodologias de articulação e planos de acção;
importância de acções de Benchmarking e Benchlearning;
importância de mobilizar e rentabilizar os recursos já existentes na comunidade, concretamente, no que se refere ao aconselhamento profissional. Neste ponto, foi referido o trabalho no âmbito da Cidade das Profissões – Associação Porto Digital, que entre outros, tem como objectivos: informar sobre oportunidades de formação, estágios nas empresas, evolução do mundo das profissões e sobre certificação de competências; aconselhar os cidadãos que necessitem de orientação nas suas escolhas escolares ou de formação e aproximar os jovens das empresas e do mundo do trabalho reforçando a sua empregabilidade e a sua capacidade empreendedora;
Foi indicada como pivot, da Câmara Municipal do Porto, no Programa Porto de Futuro, Berta Lima do Departamento Municipal de Educação e Juventude/Divisão Municipal de Promoção da Infância e Juventude.
Foram evidenciados diferentes níveis de evolução nas parcerias ao longo das apresentações.
Compromissos
Até início do ano lectivo 2007/2008, definição do plano de trabalho, com a introdução de novas valências ao programa e alargamento das parcerias a outros sectores, nomeadamente Universidades.
Desafios
Foi lançado o desafio para a constituição de equipa de Projecto, sugerindo-se um representante das Empresas, Agrupamentos, Autarquia e Direcção Regional de Educação do Norte.
No âmbito do plano de comunicação, lançou-se o desafio da criação de um logótipo para o Porto de Futuro, sugerindo-se que os agrupamentos promovam, junto dos seus alunos, um concurso de ideias.
A finalizar sublinhou-se o empenho, motivação e colaboração de todos, reforçando as expectativas num Programa que poderá marcar a história da Educação.

“ A educação é uma tarefa que deve mobilizar todos e cada um de nós, e pelo seu carácter estruturante é determinante para o desenvolvimento de uma sociedade mais justa, coesa, competitiva e acima de tudo sustentável, sendo certo que todas as medidas implementadas hoje no sector serão decisivas no futuro das novas gerações” in protocolo cooperação

Sem comentários: