terça-feira, 26 de junho de 2007

Porto de Futuro

O programa Porto de Futuro, apresentado no dia 27/4/2007, é promovido pela Câmara Municipal do Porto e consiste no emparelhamento de 17 agrupamentos de escolas da cidade e 17 empresas de referência da região.

Este programa decorre de um dos objectivos do actual executivo autárquico, aproximar sectores estruturantes, o empresarial e o da educação, que historicamente evoluíram sem qualquer tipo de interacção, com graves prejuízo para o desenvolvimento económico e social da nossa sociedade. Este programa não se pode dissociar do desafio, lançado por dois dos seus mentores, Dr. Artur Santos Silva e Professor Luís Valente de Oliveira, ao município do Porto no sentido de implementar uma resposta a esta necessidade.

O objectivo essencial do Porto de Futuro consiste na transferência de boas práticas e conhecimento do mundo empresarial para as escolas da cidade, mas acima de tudo na exploração do potencial decorrente das parcerias estabelecidas.
Nesse sentido o programa, que decorre em fase piloto até ao final do ano lectivo 2006/2007, visa numa primeira fase explorar o valor gerado em cada uma das parcerias agrupamento/empresa.
Com base nas boas práticas decorrentes de cada uma das parcerias e em estreita articulação com os objectivos do municipio será desenhado um plano de acção para o ano lectivo 2007/2008 que definirá linhas orientadoras a generalizar em todos e cada um dos casos.

Pretendemos até ao inicio do ano lectivo 2007/2008 introduzir novas valências no programa, nomeadamente na promoção de uma cultura baseada no mérito, criatividade, inovação e empreendedorismo, bem como de medidas de combate ao abandono escolar precoce, para que muito contribuirão, além das empresas e escolas envolvidas, novos parceiros que queremos chamar ao projecto: Universidade do Porto, Instituto Politécnico do Porto, Universidade Católica, Federação Académica do Porto, Associação Aprender a Empreender entre outros.

Concluindo importa salientar o envolvimento e comprometimento evidenciado pelas empresas que aderiram ao programa, desde o momento de apresentação do desafio que resultou no Porto de Futuro. O que revela uma elevado sentido de responsabilidade social. Resta agora aos envolvidos não desperdiçarem esta oportunidade, decisiva não só para uma cidade mais coesa, sustentável e equilibrada mas acima de tudo decisiva para uma geração de futuro.
Vladimiro Cardoso Feliz
Vereador da Educação Juventude & Inovação

Sem comentários: